O que esperar do Festival de Cannes 2018?

Os muitos filmes ausentes da seleção oficial do Festival de Cannes já foram comentadas na postagem anterior, agora o que esperar dos filmes selecionados? Já sabemos que a presidente do júri será Cate Blanchett, tentar gabaritar os premiados é uma tarefa literalmente impossível, já que aqui os jurados são alterados anualmente, ainda assim alguns filmes já chegam como favoritos. Será que "Todos los Sabien", de Asghar Farhadi vai ganhar algum prêmio? Javier Bardem ou Penelope Cruz outro prêmio de atuação ou será que Ricardo Darin tem alguma chance? Farhadi é sem dúvida um dos melhores diretores em atividade, esse é seu terceiro filme em competição, os anterior ambos ganharam prêmios de atuação, será que acontece mais uma vez?

Será que Jean-Luc Godard ganha algum prêmio simplesmente por ser Jean-Luc Godard? Se em 2014 isso aconteceu, não duvido que o júri premiei o senhor mais uma vez. Será que Jafar Panahi ganha algum prêmio simplesmente por sua condição de prisão domiciliar? O diretor que ganhou o Urso de Ouro em 2015 tenta agora a Palma de Ouro, a questão é, será que por essas questões os diretores tem alguma vantagem? Sim, não, talvez?

Os americanos - só dois até o momento - Spike Lee não está nos seus melhores anos, tanto que faz mais de anos que ele não entra na competição, ganhou o Prêmio da Juventude com seu primeiro filme, entrou para a competição em 1989 e 1991 e só agora volta com “BlacKkKlasman” para tentar a Palma de Ouro. David Cameron Mitchell e seu "Under The Silver Lake" também conseguiu a competição depois do sucesso de Corrente do Mal, não sabemos o que esperar do filme, mas ... 

Os europeus Matteo Garrone é um dos grandes nomes do festival, já é sua quarta tentativa a Palma de Ouro, sendo que em 2008 e 2012 ele ganhou o Grande Prêmio do Júri, será que rola mais uma vez? Stéphane Brize e Vincent Lindon em uma quarta parceira e a segunda vez em competição, Lindon levou melhor ator em 2015, quem sabe mais uma vez?  Christophe Honoré já competiu muitas vezes e seus filmes nunca conseguem muita coisa - falando de prêmios - então sem grandes expectativas. Pawel Pawlikowski ganhou um Oscar de filme estrangeiro em 2014 e agora tenta a Palma de Ouro pela primeira vez.

Os curadores do festival prometeram inovação em 2018 e mais mulheres na competição, por enquanto, apenas três nomes Alice Rohrwacher que fez sua estreia como diretora em Cannes 2014 ganhou Grande Prêmio do Júri, então é um nome forte, “Girls of the Sun,” será a estreia de Eva Husson como diretora e já na competição e “Capernaum,” Nadine Labaki também estreante na competição.

Por fim e mais importante, os asiáticos que estão em maior número esse ano “Asako I & II,” Ryusuke Hamaguchi estreia do diretor no cinema e na competição, o russo Kirill Serebrennikov chamou atenção com seu filme anterior "O Estudante" que estava no Um Certo Olhar, agora ganhou a competição, Jia Zhang-Ke já é um conhecido do festival, assim como Kore-Eda Hirokazu grandes nomes e que geralmente ganham algum prêmio e por fim Lee Chang-Dong que ganhou prêmio de melhor roteiro em 2010.

Sem grandes nomes como Michael Haneke, Lars Von Trier - ainda - Andrea Arnold, Ken Loach que sempre ganham algum prêmio, fica difícil palpitar alguma coisa, por enquanto nos resta esperar a curadoria completar tanto o júri quanto a competição, lembrando que o Festival de Cannes acontece entre os dias 9 e 19 de maio e terá cobertura completa aqui.

You May Also Like

0 comentários