The 12 Best Movies of 2004

O ano de 2003 foi o ano dos grandes elencos, todos em sua melhor forma, um ano marcante, não tanto quanto 2004 que com muita dificuldade consegui deixar essa lista redonda, com muita dor no coração deixei alguns filmes que eu amo fora da lista, começando por alguns como Mal dos Trópicos, Apichatpong Weerasethakul, Clean, de Olivier Assayas e 2046, de Wong Kar-Wai todos sucesso de critica no Festival de Cannes, alguns outros que eu não gosto tanto como Em Busca da Terra do Nunca, de Marc Forster e Diários de Motocicleta, um dos filmes mais fracos de Walter Salles, alguns outros que são filmes de atuação como Ray, de Taylor Hackaford e Hotel Huanda, de Terry George, espaço foi o que faltou para Kill Bill Vol. 2, de Quentin Tarantino e Os Incríveis, de Brad Bird, minha menção honrosa fica para Eu, Robô, de Alex Proyas um filmaço, que infelizmente ficou fora da lista, sem mais delongas, vamos lá.

Resultado de imagem para Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events movie
12. Desventuras em Séries, de Brad Silberling
O filme narra a história dos pequenos Baudelaire: Violet, Klaus e a Sunny cada um com suas qualidades particulares, em outras e poucas palavras, é um longa-metragem pra lá de divertido, tecnicamente magistal, cheio de participações como Dustin Hioffman, Jude Law e a estupidamente engraçada Meryl Streep, como se isso não fosse o suficiente conta com a melhor caracterização de Jim Carrey seu eterno Conde Olaf, sujeito incrivelmente estranho e perverso que, apenas, quer se apoderar da herança das crianças, é uma aventura para todas as idades e como cinema funciona muito.

Resultado de imagem para sideways movie

11. Sideways - Entre Umas e Outras, de Alexander Payne

O caminho que o diretor traça não agradou tanta gente, para alguns o filme é lento demais, ainda que seja, tudo é bastante saboroso, desde as discussões sobre vinhos, as relações dos personagens, o sutil humor, o clima de filme de estrada, Payne ainda da o toque depressivo dos personagem principal, o diretor trabalhou as principais características de sua carreira aqui, é engraçado quando é para ser, comovente sem parecer gratuito, acima de tudo, de uma sensibilidade notável no retrato que faz de pessoas comuns, como em todos os filmes posteriores do diretor.

Resultado de imagem para the village movie
10. A Vila, de M.Night Shyamalan
O divisor de águas de um diretor que começou sua carreira já no auge e no decorrer dos anos só decaiu, Shyamalan criou mais um de seus suspenses, donos de uma atmosfera monstruosa, a importância de sua atmosfera está em, mesmo sabendo os rumos que o filme irá tornar, de se arrepiar com a primeira aparição do monstro, com o desenrolar dos personagens encabeçado de um elenco que aos poucos se torna gigante e uma trilha sonora que caiu como um luva, não preciso nem mencionar que o filme ainda conta com um final de deixar qualquer um de boca aberta, esperar menos, claro que não.

Resultado de imagem para vera drake movie
9. O Segredo de Vera Drake, de Mike Leigh
Sabe aquele filme que demora pra dizer ao que veio? Pois bem, é assim que Mike Leigh conduz seu filme, demora um tanto para chegar até o deslanchar do enredo e quando deslancha somos tragados por um filme impactante, Imelda Stauton está monstruosa em cena e nos faz sentir na pele seu remorso, em algumas cenas fica mais do que claro, o porque da indicação de Leigh a melhor direção no Oscar, grande e importante filme. Só me fica uma questão: onde raios foi parar a personagem da Sally Hawkins?

Resultado de imagem para Fahrenheit 9/11 movie

8. Fahrenheit 11 de Setembro, de Michael Morre

Os ataques de Michael Morre aOs Estados Unidos já é conhecido por todo mundo, ele já atacou o sistema de armas, o sistema de saúde, o sistema capitalista e lógico, que ele não iria deixar de atacar o presidente George W. Bush. O documentário funciona como denuncia com muita parcialidade em detrimento de George W. Bush, as informações ali contidas e o modo divertido que se é contado garantem a atenção nesse momento específico na história norte-americana. Para os mais desatentos e desinteressados é um excelente filme.

Resultado de imagem para edukators movie

7. Edukators, de Hans Weingartner

Os protestos de Berlim são pano de fundo para essa história forte, inteligente, fazendo um debate entre socialismo contra capitalismo sem parecer pedante, o filme é como uma homenagem ao inconformismo que está cada vez mais inerte e absorvido pelo modo padronizado de vida, pelo comodismo inerente ao passar dos anos e pelo medo de lutar por algo realmente importante, o elenco ainda cheio de atores jovens que tornariam frequentes no cinema.

Resultado de imagem para closer movie
6. Closer - Perto Demais, de Mike Nichols
O filme favoritos de muitos cinéfilos, não por menos o diretor trata com cuidado o desenvolvimento dos relacionamentos humanos, diálogos sensacionais e um elenco pra lá de afiado, sobre a imprevisibilidade do sentimento, o desconhecimento do próprio eu, a condução de Nichols é linda e cada cena tem uma carga de embalo incrível, seja pelos grandes diálogos intimistas até as fortes atuações, sem contar com a cena inicial que deixou aquela canção eterna, um grande filme que mora no coração de muitos cinéfilos.

Resultado de imagem para crash movie

5. Crash - No Limite, de Paul Haggis

O ladrão de prêmios, é assim que alguns chama a obra de Haggis, eu mesmo o chamo assim "ladrão de Oscar", conheço muitos que detestam com todas as forças, eu por outro lado, o filme mostra com muita pretensão (ainda assim funciona) várias histórias que no decorrer do filme se unem, com base no preconceito racial, com interpretações excelentes, a ambiguidade do ser humano, seus atos repugnantes, e um retrato totalmente incoerente como é a vida, a cena da garota e sua capa é uma das mais emocionantes de todos os tempos, ainda que não mereça o Oscar, é um filme pra lá de subestimado.

Resultado de imagem para collateral movie

4. Colateral, de Michael Mann

Só atesta os motivos de Michael Mann ser um dos grandes diretores da atualidade, dsde a introdução, que parece muito longa, se revela fundamental no fim da jornada do taxista e do assassino, revelando como a noite pode ser realmente obscura, Mann é um dos poucos diretores que sabe filmar um tiroteio com maestria e suas cenas filmadas durante a noite são simplesmente geniais, como se isso não fosse suficiente arranca uma grande atuação de Jamie Foxx e talvez o melhor desempenho da carreira de Tom Cruise, que está perfeito.

Resultado de imagem para the aviator movie

3. O Aviador, de Martin Scorsese

O maior filme de um diretor grandioso, é assim que é a biografia de Howard Hughes. Sente-se a euforia da personalidade de Hughes adentrando pelo olhar do espectador, graças a sensacional atuação de DiCaprio e pela habilidade primorosa de Scorsese em contar histórias, é de fato um filme bem longo, com várias camadas, com um elenco e uma parte técnica de causar inveja, Scorsese em seu maior filme prova que é de fato um dos melhores diretores de todos os tempos, se ficou alguma dúvida, reveja o filme.

Resultado de imagem para million dollar baby movie

2. Menina de Ouro, de Clint Eastwood

O melhor filme do diretor, a melhor atuação de Hilary Swank, um dos filmes mais emocionantes do século (até agora) claro que para isso, o diretor precisou manipular as emoções, lógico que ele conseguiu com louvor, é o tipo de filme que é uma história e uma lição que você carrega pra vida toda, ainda conta com uma grande atuação por parte de Clint que já tinha se consolidado como diretor, agora como ator, emocionante e de fato, mereceu sim o Oscar de melhor filme.

Resultado de imagem para Eternal Sunshine of the Spotless Mind movie
1. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, de Michel Gondry
Charlie Kaufman se mostrou uma das mentes mais criativas da década com esse filme, não só genial por conta de todos os fatos narrados como os acontecimentos e os diálogos, como também por parte de Gondry que arrancou a melhor atuação da carreira de Jim Carrey e mais uma das muitas excepcionais atuações de Kate Winslet, não para por ai, porque o filme ainda conta com grandes participações, o melhor romance do século até agora e a obra-prima de 2004

You May Also Like

2 comentários

  1. vi com pé atrás desventuras e foi uma surpresa e tanto. a vila é muito, mas muito ruim. o diretor continua péssimo. gosto de edukators. closer é maravilhoso. impecável. eu gosto demais de closer. vi em uma mostra de cinema. inteligente, incomoda, talvez por isso odeiem tanto. amo colateral tb. aviador foi outra surpresa. gostei demais de tudo. menina de ouro é contundente. amo brilho eterno. absolutamente genial. bela seleção de filmes. fora a vila, lixo puro. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Sideways - Ótimos personagens, diálogos e um roteiro sensível.

    A Vila - Não está entre meus preferidos de Shyamalan, mas gosto dos trabalhos do diretor.

    Farenheit 11 de Setembro - Michael Moore é um grande contador e manipulador de histórias. Deixando de lado o viés ideológico, é um ótimo doc.

    Edukatores - É ao mesmo tempo uma crítica à ganância capitalista e a ingenuidade dos jovens revolucionários.

    Closer - Uma visão crítica dos relacionamentos humanos.

    Crash - Curto filmes com várias histórias e personagens que se cruzam. É um filmaço sobre os problemas do mundo atual.

    Colateral - Los Angeles vista por Michael Mann. Cai um pouco na parte final, mas não deixa de ser um bom filme.

    O Aviador - Ótimo biografia sobre um dos personagens mais complexos do século passado.

    Menina de Ouro - É talvez o melhor filme de Clint Eastwood. Sensacional Hilary Swank.

    Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças - Outro roteiro maluco de Charlie Kaufman que resultou em um grande filme.

    Abraço

    ResponderExcluir