The 12 Best Movies of 2003

O ano de um dos maiores épicos da história do cinema, do inicio de umas das maiores franquias, de uma das melhores animações de todos os tempos, foi sim uma grande ano para a história do cinema, ainda que minha dificuldade tenha sido muito grande para listar os filmes, grande ano também para o cinema independente como Do Jeito Que Ela É, de Peter Hudges e Aos Treze, primeiro filme de Catherine Hardwicke em uma ótima retratação da adolescência, as grandes produções também não fizeram feio Mestre dos Mares, de Peter Weir - único filme do diretor que eu, infelizmente não gosto - Cold Mountain, um dos últimos filmes do ótimo Anthony Minghella e O Último Samurai, de Edward Zwick, ainda assim o número de filmes realmente ótimos eram poucos, mas vamos lá, só quero deixar claro que, não tem Dogville, de Lars Von Trier, não tem Oldboy, de Chan Wook-Park e muito menos Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas, de Tim Burton, tudo porque acho todos superestimados.

Resultado de imagem para Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl movie
12. Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra, de Gore Verbinski
O primeiro de muitos filmes que se tornariam uma franquia, por horas um sucesso de crítica e bilheteria, que mais em frente se tornaria um fracasso em ambas as partes, a primeira parte da saga é sem dúvidas a melhor aventura, alias a única que realmente se salva, de uma trupe que ficaria marcada por conta de seus personagens cativantes, Depp em seu melhor trabalho, depois disso se tornaria um ator canastrão e caricato, no fim das contas Jack Sparrow não fez bem ao ator.

Resultado de imagem para monster movie 2003
11. Monster - Desejo Assassino, de Patty Jenkins
O desenrolar crítico da história, fluido de anos de descaço, abandono e movido por um amor esperançoso que poderia mudar tudo é brilhante. Charlize Theron é realmente um monstro na tela, numa atuação magistral. Um filme muito, muito bom, que conta ainda com uma história que futuramente seria muito retratada no cinema, o poderio as mulheres e sua importância na sociedade, filme forte e com uma das melhores atuações da primeira década.

Resultado de imagem para love actually movie
10. Simplesmente Amor, de Richard Curtis
O que para alguns é só mais um filme de natal, para outros é um lindo retrato das coisas simples da vida, esse foi o primeiro filme de uma avalanche de filmes que contam varias histórias, mas sendo o primeiro de todos, faz um aproveitamento muito bom do formato e as diversas tramas são todas charmosas, é aquele típico filme gostoso de se assistir em uma tarde fria e em companhia, também um dos filmes cheio de nomes que levantam a alma do filme, elenco soberbo.

Resultado de imagem para in america movie 2003 samantha morton
9. Terra dos Sonhos, de Jim Sheridan
O que muitos diretores tentaram contar, Jim Sheridan contou ao pé da letra, a história do casal Johnny e Sarah e suas duas filhas, Christy e Ariel, que decide se mudar para os Estados Unidos, abrindo mão de tudo e todos no lugar onde moravam, deixando tudo para trás em busca do famoso "sonho americano", é um retrato literal da busca interminável do sonho americano e que infelizmente quase nunca é alcançado, filme onde a emoção e sobriedade caminham lado lado.



Resultado de imagem para kill bill vol 1 movie
8. Kill Bill, Volume 1, de Quentin Tarantino
Para muitos o melhor filme de um dos melhores diretores da atualidade, particularmente, esse fica muito longe dos melhores, ainda assim, trouxe um ar para de novidade para os maiores apreciadores da obra do diretor, um verdadeiro festival de sangue, mutilações e mais uma de suas de suas histórias de vinganças, claramente, com uma roteiro muito bem arquitetado, Tarantino também cria muitas cenas de ação marcantes, não é o melhor de seus filmes, mas está entre.


Resultado de imagem para Salinui Chueok movie
7. Memórias de um Assassino, de Joon-ho Bong
Sou um dos grandes apreciadores do gênero, logo em seus primeiros filmes o diretor mostrava uma competência que perduraria por todos os seus filmes, com planos e cenas belíssimos. o desvendar de uma série de assassinatos, que pode parecer conveniente, é a coragem da história que faz do filme uma quase obra-prima, focando mais no psicológico dos personagens do que na resolução de uma trama, talvez o melhor dos trabalhos do diretor, fora a criação hilária dos personagens principais e secundários, que exalam grande humor mesmo nos momentos mais tensos;

Resultado de imagem para Elephant movie
6. Elefante, de Gus Vant Sant
Poucos filmes passaram no Festival de Cannes e conseguiram os dois principais prêmios, no caso a Palma de Ouro e o prêmio de melhor direção, a tragédia anunciada que o diretor cria conseguiu ganhar ambos os prêmios, o diretor constrói sua obra de maneira orgânica, narrando fatos de modo atemporal. O ataque ao colégio é o ápice das iniciativas republicanas da constituição dos Estados Unidos, os longos sequências sem cortes do andar dos personagens (e até repetindo acontecimentos) faz o espectador entrar naquela escola, retrata o vazio da juventude e comprova uma excelente direção de Gus Van Sant.


Resultado de imagem para seabiscuit movie

5. Seabiscuit - Alma de Herói, de Gary Ross
O filme que quase ninguém assistiu, que ninguém da a minima e que muitos acham que era um desses filmes feito para ganhar prêmios, de fato, é um filme todo correto, tecnicamente perfeito e que recebeu sim muitas indicações ao Oscar, infelizmente saiu sem nenhum, mais um dos filmes que se apoiam em um grande elenco que acabam dando grandes atuações a história e enriquecendo ainda mais a obra como um todo, grande filme que merecia muito mais atuação do que recebeu.


Resultado de imagem para Mystic River

4. Sobre Meninos e Lobos, de Clint Eastwood
O filme é poderoso muito por conta das atuações de um elenco que exala inspiração Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon, Laura Linney, Marcia Gay Harden todos excepcionais, grande filme sobre os laços que se criam entre pessoas que compartilham um mesmo trauma, passando o resto da vida interligadas de alguma maneira, mesmo que distantes, um dos melhor trabalhos de Clint Eastwood da última década, e um de seus melhores filmes no geral, talvez as melhores atuações que o diretor já arrancou de seus atores.


Resultado de imagem para finding nemo

3. Procurando Nemo, de Andrew Staton
O melhor filme da Pixar, a melhor animação de todos os tempos, é assim que eu entendo a história do pai que por um descuido acaba perdendo seu filho no imenso mar, ainda que já se tenham passado anos e anos, ainda consigo assistir o filme e sentir toda emoção que foi na primeira vez, os personagens mais marcantes que a Pixar já criou Dory será eterna, as tartarugas surfistas são geniais, tudo acontece com uma naturalidade gigantesca, grande filme, grande animação, é grande em absolutamente tudo.


Resultado de imagem para the lord of the rings the return of the king

2. Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, de Peter Jackson
O final épico, gigante e intenso um trunfo em todos os sentidos, são tantos os elogios ao filme que talvez nem mesmo os 11 prêmios que ganhou da Academia explicariam a emoção que a história de ação e fantasia transmitem, é também um dos filmes mais bem adaptados do cinema, emotivo, poético e dono de uma grandiosidade poucas vezes imaginada, Peter Jackson soube como poucos conduzir os efeitos visuais - que não são poucos, alias, o filme é inteiro de efeitos - grande filme, não era o melhor do ano, ainda assim, mereceu todos os prêmios que ganhou.


Resultado de imagem para lost in translation
1.Encontros e Desencontros, de Sofia Coppola
O segundo longa da filha de um dos maiores diretores de todos os tempos, é uma obra-prima sem igual, ela que apresenta uma maturidade impressionante em lidar com os temas que escolheu para sua história (e carreira) e faz uma obra-prima de causar inveja a muitos profissionais mais experientes, como se isso não fosse o suficiente, ainda arrancou as melhores atuações da carreira de Bill Murray e Scarlett Johnasson, com uma história que mostra o lado mais lindo do ser humano, encontros incondicionados, não futuros planejados, é assim que a história e a carreira da diretora são, de uma inspiração gigantescas.

You May Also Like

2 comentários

  1. vi muito recentemente os piratas do caribe. são legais. mas não maravilhosos. sempre odeio as brincadeirinhas do sparrow. de muito mal gosto e sem graça. monster é muito bom mesmo. grandes interpretações. muito atual. simplesmente amor vi nos cinemas. dói só de lembrar, muita tristeza. amo kill bill, seus nonsenses e suas violências. grandes momentos da uma thurman e grande elenco. sobre meninos e lobos é muito bom mesmo. nemo foi uma decepção. eu esperava demais. encontros e desencontros é maravilhoso realmente. grande filme. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Piratas do Caribe - Foi o único da série que assisti. Gostei, mas não tive vontade de conferir as sequências.

    Monster - Assustadora interpretação de Charlize Theron.

    Simplesmente Amor - Uma sensível ciranda de amores

    Kill Bill - Não consegui entrar na brincadeira, mesmo considerando sensacionais os demais trabalhos de Tarantino.

    Memórias de um Assassino - Filmaço. O cinema coreano é craque em produzir thrillers e dramas policiais. A lista é enorme.

    Elefante - Ótimo longa de Gus Van Sant sobre o vazio da juventude e a violência em várias formas.

    Seabiscuit - Estilo hollywoodiano em sua melhor forma.

    Sobre Meninos e Lobos - Filmaço. Triste e trágico.

    Encontros e Desencontros - Extrema sensibilidade.

    ResponderExcluir